Por que o preço está alto?

Charge: preços elevadosOs preços dos produtos e serviços são caros no Brasil pela conjugação de quatro fatores:

1- O excesso de intervenção do estado na economia (burocracia absurda).

2- A estatização da economia e sua oligopolização (presença maciça de empresas estatais e de empresas com mercado protegido de concorrência pelo estado).

3- A inexistência de infraestrutura adequada (ferrovias, hidrovias, portos e energia barata).

4- Impostos elevadíssimos e de alto custo de arrecadação. Ninguém, nem mesmo os tributaristas, sabe quais são os impostos que devem ser pagos sem a ajuda de pelo menos dois contadores…

 

Como reverter esse quadro?

– Abrir o mercado para a ampla e irrestrita concorrência em todas as áreas.

– Desregulamentar a economia. É o consumidor que deve ditar as regras do jogo, não o Estado.

– Extinguir as reservas de mercado para que qualquer um possa prestar serviços e oferecer produtos em qualquer área. É o consumidor que deve escolher quem fica e quem sai.

– Retirar o intervencionismo estatal de dentro das empresas e da sociedade civil.

– Reduzir drasticamente a arrecadação de tributos e simplificar o sistema tributário para que qualquer um possa pagar impostos sem complicação.

– Cortar custos, desburocratizar e racionalizar a administração pública para que ela pese menos no bolso do pagador de impostos. Não faz sentido que mais da metade das despesas de um ente público seja o pagamento de folha de salário de políticos e de burocratas para o único fim de decidirem como aplicarão a verba que sobrou. É uma insanidade! É como um pai de família que gasta mais da metade do que ganha só para decidir o que fará com o resto!

Leia também este artigo.

Artigos Relacionados