1808: Laurentino Gomes

1808: Laurentino Gomes
1808: Laurentino Gomes. Editora Planeta.

1808 conta como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. O livro relata e analisa, em linguagem acessível, uma parte fundamental da História Brasileira. Escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, é um relato, em tom jornalístico, da fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1807 e 1808.

É um excelente livro, pois conta a história do Brasil de maneira imparcial, sem apelar para interpretações marxistas que tendem a ver o proletariado como o mocinho e os empreendedores como bandidos carniceiros. Apenas relata o ocorrido, como um bom livro de história deve ser.

É uma visão da história do Brasil completamente diferente da que estamos acostumados.

Este livro conta a história da monarquia que não é ensinada nas escolas do Brasil: uma monarquia dinâmica e inteligente que soube transformar o país numa das nações mais poderosas do planeta em poucos anos de governo. E tudo isso respeitando os direitos individuais, a liberdade e o empreendedorismo sem apelar para golpes militares e matança sem sentido, bem diferente do Brasil pós golpe republicano, marcado por ditaduras, repressão, corrupção e decadência…

A educação brasileira, quando o tema é a monarquia, é a marcada por muita ignorância. Este livro é ótimo para vencer o preconceito ensinado nas escolas.

Artigos Relacionados